Últimas

Pastorais e Movimentos

 PASTORAIS, MOVIMENTOS E SERVIÇOS



Associação de N. Sra. do Perpétuo Socorro: A Equipe de Liturgia é o serviço de preparação e execução das celebrações e dos atos litúrgicos da Paróquia. Também é sua missão formar e capacitar os líderes comunitários para as celebrações da Palavra nos diversos setores, tanto com a presença do Padre, quanto em sua  ausência. 





Resultado de imagem para apostolado da oração
                           

Apostolado da Oração: constitui uma associação de fiéis que, pelo oferecimento diário de si mesmos unidos ao sacrifício eucarístico e pela união vital com Cristo, colaboram na salvação do mundo. Conseguem esse objetivo por meio do seguinte programa: participação vital no Mistério Eucarístico; culto e espiritualidade do Coração de Jesus; preocupação de sentir com a Igreja; assídua oração apostólica, e amor e devoção a Nossa Senhora.Nasceu num colégio da Companhia de Jesus (de padres Jesuítas) na França e espalhou-se pelo mundo. Trabalha com afinco pela                                                          evangelização das famílias.

                                                 

Ministério dos acólitos « Paróquia Sagrado Coração de Jesus


AcólitosOs Coroinhas ou Acólitos são os responsáveis pelo auxílio do serviço litúrgico da Paróquia. É função deles servir ao altar e auxiliar na dispensação dos sacramentos.



COMIPA: É um Conselho Missionário Paroquial que, sob a coordenação do Pároco, tem o compromisso de planejar e promover ações que mantenham viva a dimensão missionária da Igreja nas comunidades (matriz e capelas). A presença do COMIPA em uma paróquia torna-se uma preciosa ajuda para o padre em sua missão evangelizadora. Além disso, o COMIPA torna-se o natural ponto de referência do aspecto missionário em nossas comunidades, fortalecendo a organização missionária.



ECC – Encontro de Casais com Cristo

ECC: O Encontro de Casais com Cristo (ECC) é um trabalho religioso voltado a casais e à instituição do matrimônio. O Encontro de Casais com Cristo, é um serviço da Igreja, em favor da evangelização das famílias. Procura construir o Reino de Deus, aqui e agora, a partir da família, da comunidade paroquial, mostrando pistas para que os casais se reencontrem com eles mesmos, com os filhos, com a comunidade e, principalmente, com Cristo. Para isto, busca compreender o que é "ser Igreja hoje" e de seu compromisso com a dignidade da pessoa humana e com a Justiça Social. 


                                              



Encontro de Jovens com Cristo: é um Serviço de Igreja que tem em vista levar Cristo aos jovens, levando a eles uma mensagem de esperança em si próprios, no próximo e em Deus. É o ponto de partida para a formação de uma comunidade de jovens voltada para o exercício de uma vida cristã. É o primeiro anúncio ao jovem de que Jesus Cristo é o Salvador.Este Encontro tem como motivação única levar Cristo aos jovens, dando a eles oportunidade de verem e sentirem o mundo sob o prisma do amor de Deus. A espiritualidade do Encontro é baseada nos seguintes                                                                       princípios: DOAÇÃO, POBREZA, SIMPLICIDADE, ALEGRIA                                                         E ORAÇÃO.
                                                  




Liturgia: A Equipe de Liturgia é o serviço de preparação e execução das celebrações e dos atos litúrgicos da Paróquia. Também é sua missão formar e capacitar os líderes comunitários para as celebrações da Palavra nos diversos setores, tanto com a presença do Padre, quanto em sua  ausência. 
     







Ministros Extraordinários da Comunhão:
Os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão têm a missão de levar Jesus a quem não o pode procurar. Assim, além de auxiliar a Comunhão Eucarística durante as Celebrações da Paróquia, é missão do Ministro Extraordinário levar Jesus Eucarístico aos enfermos e idosos, bem como às comunidades rurais que se dispõem a celebrar o Dia do Senhor.

Dimensão Comunitária e Participativa:

Pastoral da Juventude:
Pastoral da Juventude é ação organizada dos jovens que são Igreja junto com seus pastores e com toda a comunidade para aprofundar a vivência de sua fé e evangelizar outros jovens, em vista da construção de um mundo mais fraterno e justo, a fim de que se transformem em novos homens e novas mulheres, sendo, pois, agentes da construção da nova sociedade, guiados pelos critérios evangélicos. É ação global, coordenada e oficial da Igreja no meio da juventude, animada pelas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e em profunda sintonia com os objetivos, as prioridades e as orientações das nossas Dioceses




Dimensão Missionária:


    



 Infância e Adolescência Missionária: 









Dimensão Bíblico-Catequétetico:


A Pastoral do Batismo: citada em todas as paróquias do mundo após o encerramento do Concílio Vaticano II, objetiva preparar pais e padrinhos que irão batizar seus filhos e afilhados. É formada por pessoas da comunidade, que por amor a Deus se dedicam a conscientizar os pais e padrinhos sobre o Sacramento do Batismo.






Catequese:
A Equipe de Catequese é o serviço básico da Paróquia. Visa iniciar crianças e adolescentes na doutrina da Igreja, com o objetivo de permitir-lhes a administração dos sacramentos da Penitência, da Eucaristia e da Confirmação.







Pastoral do Dizimo: Pastoral do Dízimo tem por objetivo despertar a consciência de responsabilidade de cada fiel pela sua comunidade e pela paróquia, como sinal de sua doação e serviço a Deus e a Igreja, estimulando a substituição do inconveniente sistema de manutenção da igreja através de taxas, por um sistema inspirado na Palavra de Deus – o sistema do Dízimo.

                          
                                    





Pastoral  do Crisma: tem por objetivo preparar jovens batizados para receber o sacramento da confirmação, pelo que eles se dispõem por si mesmos a confirmar o Batismo e discernir entre o que é divino e o que é mundano, e centralizar numa escolha pessoal em Jesus Cristo. O maior objetivo da Crisma é tornar possível a escolha madura da fé.Com o Batismo e a Eucaristia, o sacramento da Confirmação constitui o conjunto dos sacramentos da iniciação cristã, cuja unidade deve ser salvaguardada. Por isso, é preciso saber que a recepção desse sacramento é necessária para a plenitude da graça batismal.



 Dimensão Sócio Transformadora:    


A PASCOM desenvolve um conjunto de ações dentro da comunicação eclesial. É a pastoral do ser, do estar em comunhão, do fazer comunidade. É a pastoral da das inter-relações humanas, da organização solidária e do planejamento do uso de recursos e instrumentos da comunicação. É a Pastoral que integra todas as demais pastorais. Tem por objetivo evangelizar através da comunicação, tornando presentes os valores da mensagem de Cristo nos meios de comunicação social, bem como manter os fieis informados a respeito de tudo o que acontece na Paróquia, através dos diversos meios de comunicação.






                                    A Pastoral da Pessoa Idosa: tem por objetivo assegurar a dignidade e a valorização integral das pessoas idosas, através da promoção humana e espiritual, respeitando seus direitos, num processo educativo de formação continuada destas, de suas famílias e de suas comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político, para que as famílias e as comunidades possam conviver respeitosamente com as pessoas idosas, protagonistas de sua auto realização.





                             

 Pastoral da Criança: A Pastoral da Criança é um organismo de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, vinculada à Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz, que tem como objetivo a promoção do desenvolvimento integral de crianças entre 0 e seis anos de idade em seu ambiente familiar e em sua comunidade. A sua atuação tem caráter ecumênico, atendendo pessoas de todos os credos e etnias.


  Outras Pastorais:




                                         Pastoral da Acolhida: A Pastoral da Acolhida desenvolve um trabalho de acolhimento aos irmãos para que eles possam se sentir melhores nas missas e nos encontros. Seus membros se põem à disposição para cumprir com as necessidades da Paróquia, promovendo a evangelização pelo testemunho dos evangelizadores. O objetivo da pastoral é preocupar-se em demonstrar que a comunidade é bonita e acolhedora. Essa imagem está muito ligada à qualidade de recepção. As pessoas que vêm à nossa igreja devem voltar para casa mais felizes e agradecidas, com a sensação de que continuar participando faz bem. Os agentes da Pastoral da Acolhida são responsáveis pela comunicação interpessoal na comunidade. Garantem no dia a dia a Imagem da Igreja – Mãe acolhedora – e recebem em primeira mão sentimentos e desejos do povo de Deus. Procura-se cumprir a orientação bíblica: "Acolhei-vos uns aos outros, como Cristo nos acolheu para a glória do Pai" (Rom 15,7).  





                                                         
                                     


Renovação Carismática Católica: é um movimento de fiéis que prega que a ação do Espírito de Deus não se restringiu apenas a uma época, pois Ele renova sua Igreja diariamente. É um Movimento que tem testemunhado, para a glória de Deus, vidas sendo transformadas, famílias sendo restauradas, pois acredita firmemente que a única cultura capaz de fecundar a civilização do amor é a Cultura de Pentecostes.





                                         O Terço dos Homens: é um grupo de fiéis, todos do sexo masculino, que se reúnem semanalmente às segundas-feiras, na Igreja de São Judas Tadeu  sempre às 17h00, para rezar os mistérios do Santo Terço Mariano. Esse movimento tem por objetivo difundir a espiritualidade mariana, através do Santo Rosário, bem como aproximar o gênero masculino da Santa Igreja e da oração diária.









Pastoral da Boa Ação
Associação N. Sra. do Perpétuo Socorro
Legião de Maria

Coordenadores dos Bairros

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.