Últimas

Padroeira

A imagem de Nossa Senhora dos Humildes, chegou na cidade de Paulistana-PI no ano de 1890, através da Beata Etelvina, natural de Oeiras-PI. Ela era uma pessoa de muita fé, tinha o suficiente para viver como: fazendas, casas, etc. Mas, após a morte do seu marido, resolveu vender  tudo e dar aos pobres humildes. Foi agraciada com um grande beneficio e, como gratidão, resolveu sair pedindo esmolas com a finalidade de adquirir uma imagem grande, da Virgem Santíssima, para a então capela existente no povoado Paulista (hoje a cidade de Paulistana). 

Três grandes e dedicadas católicas: Adelaide Rodrigues Damasceno, Joaquina Rodrigues Damasceno e Luisa Rodrigues de Andrade, custearam as despesas e mandaram um Pajem (prestador de serviços) de sua confiança acompanhar a Beata até a cidade do Crato-CE. Chegando lá, foi grande a sua alegria e surpresa, ao encontrar um imagem com o nome de Nossa Senhora dos Humildes. Trouxe-a para cá, nas costas de cavalos e burros e colocou-a na capela. 

Nossa Senhora dos Humildes, foi logo a escolhida como padroeira, onde até hoje é venerada com fé e orgulho e continua derramando graças e bençãos sobre os Paulistanenses. 

A criação da Paróquia, deu-se em 13 de Julho de 1883 e a instalação ocorreu cinco anos mais, em 15 de Agosto de 1883. Presidiu o ato solene, Dom Antônio Cândido D´Albuquerque, Bispo Diocesano, acompanhado do primeiro Pároco da Matriz, Pe. Francisco Alvares Teixeira de Lima e de outros  presbíteros presentes. Atualmente, a paróquia  de Nossa Senhora dos Humildes, conta com a presença do Pe. José Pio Feitosa Marinho.  

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.